Quais os cuidados que o consumidor deve tomar
antes efetuar compras pela Internet?
Antonio de Bulhões Barbosa Júnior
• Identificar se o fornecedor é de confiança;
• Verificar se o site é seguro;
• Ter cuidado ao disponibilizar seus dados pessoais;
• De preferência escolher uma senha com letras e números (recomendado);
• Verificar se o produto está de acordo com as especificações da oferta;
• Conferir as formas da loja de entrega, formas de pagamento, garantias dos produtos e prazo para troca;
• Verificar se no preço haverá tarifas para envio ou cobrança de frete;
• Sempre registrar tudo (emails, extratos,etc.);
• Ter atenção aos e-mails recebidos, principalmente àqueles que confirmam a compra;
• Verificar se o site é seguro;
• Ter cuidado ao disponibilizar seus dados pessoais;
• De preferência escolher uma senha com letras e números (recomendado);
• Verificar se o produto está de acordo com as especificações da oferta;
• Conferir as formas da loja de entrega, formas de pagamento, garantias dos produtos e prazo para troca;
• Verificar se no preço haverá tarifas para envio ou cobrança de frete;
• Sempre registrar tudo (emails, extratos,etc.);
• Ter atenção aos e-mails recebidos, principalmente àqueles que confirmam a compra;
PRODUTOS QUE NÃO CORRESPONDEM A EXPECTATIVA
DO COMPRADOR
Os
consumidores, que compram pela internet e ficam decepcionados com a qualidade
dos produtos no momento em que recebem a encomenda, são protegidos pelo Código
de Defesa do Consumidor que, em seu artigo 49, determina que o consumidor pode
desistir do produto no prazo de sete dias (corridos) a contar da data do
recebimento da mercadoria - direito garantido para toda transação feita fora de
estabelecimentos comerciais, isto é, internet, telefone ou de catálogos de
vendas.
Mesmo assim, é
uma complicação garantir seus direitos de troca, principalmente em cidades
grandes, onde se deslocar para ir a uma agência de correio é bastante cansativo
– pagar estacionamento, táxi ou ônibus e enfrentar longas filas para reenviar a
mercadoria. Diante destes transtornos é que, muitos consumidores, acabam
desistindo da troca principalmente quando as avarias são pequenas.
ideal seria que
todas as lojas de internet fossem obrigadas a ter um representante,
principalmente nas grandes capitais, para resolver os problemas de produtos que
geram insatisfação para os consumidores.
Fonte:
ecommercenews.com.br
Agradeço a preferência!
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