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Clube do Malte quadruplica faturamento com início das operações no e-commerce


bier
© arsdigital – Fotolia.com
Depois de iniciar suas atividades no comércio eletrônico, o Clube do Malte, empresa especializada em cervejas especiais, já registra receita anual de R$ 1.350.000,00, o que representa um crescimento de 400% em relação ao ano anterior.
De acordo com Douglas Salvador, idealizador do projeto, o website contabiliza mensalmente mais de 250 mil page views que, a uma taxa de 1,4% de conversão estão gerando 700 pedidos mensais, com um ticket médio de R$ 150,00. “A nossa página do Facebook também é uma das principais fontes de ativação da empresa e aumentou muito a percepção de valor da marca. Temos mais de 140 mil seguidores de consumidores ávidospor novidades e conteúdo exclusivo sobre cervejas especiais”, aponta.
Ele conta que a ideia de abrir a loja, inaugurada em janeiro de 2010, se deu a partir da sua experiência no setor, e por sua paixão por cervejas. “A motivação para abrir meu próprio negócio veio quando comecei a planejar a comunicação de uma cervejaria de Blumenau. O contato direto e as constantes visitas à fábrica da bebida me fizeram desenvolver o conceitoClube do Malte - Cerveja de Todos os Jeitos. Minha ideia nunca foi somente vender cervejas, mas sim, toda a experiência de consumo que essa sedutora bebida nos proporciona através do conteúdo, dos souvenires, harmonizações, etc…”, ressalta.
Em meados do mesmo ano, o negócio contou com a entrada de Mauricio Pacheco, quando então, em conjunto, começaram a planejar o projeto de expansão. Segundo ele, a primeira proposta era ampliação por meio de lojas próprias, mas, por, na época ser um processo de difícil operacionalização, partiram para outras estratégias: a expansão pelo sistema de franquias ou a venda on-line. “Foi quando procuramos uma empresa de consultoria especializada em franchising, que desenvolveu um plano de franqueabilidade para a marca. Neste plano, a estratégia inicial era começar a operação pela internet e depois partir para a expansão física. Assim, lançamos, em janeiro de 2012, o www.clubedomalte.com.br, a loja virtual da marca que levou para o consumidor on-line a expertise da loja conceito”, detalha.
Neste aspecto, ele enfatiza que um dos maiores diferenciais competitivos do projeto é o fato de a marca vender cerveja de maneira temática e educativa. Salvador explica que todos os produtos são classificados de acordo com suas características de consumo, separados em departamentos próprios por estilo ou país. Além disso, as cervejas são empacotadas de modo que facilite para o cliente encontrar tudo aquilo que procura, acrescenta. “Por exemplo, o kit iniciantes, que agrupa os principais estilos de cerveja em um único produto foi o item mais vendido em 2012. E, essa dinâmica de criar pacotes com temas específicos deu tão certo, que resultou na criação de um novo produto: o Beer Pack, um clube de assinaturas que reúne mensalmente uma seleção de cervejas, copos e uma revista. Para a empresa, este modelo de negócio gera uma receita recorrente importante, que já tem uma base de mais de 600 assinantes com crescimento médio de 20% ao mês”, afirma.



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