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As empresas virtuais, críticas na internet



As empresas virtuais estão mais suscetíveis a críticas na internet?

Bastaram algumas horas para que o caso do suco de maçã com resquícios de soda caustica recolhido do mercado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) virasse motivo de piada na internet. Enquanto os principais veículos de comunicação do país estampavam a notícia com destaque, circulava pela web uma imagem da personagem de conto de fadas Branca de Neve recebendo uma caixa do suco de maçã, ao invés da própria fruta, das mãos de uma bruxa.

A reação das pessoas diante da situação mostra que nenhuma empresa está livre de críticas durante um momento de crise ou diante da insatisfação de um cliente. O consumidor moderno descobriu na internet e, principalmente, nas redes sociais uma maneira de criticar e comunicar para milhares de pessoas sua opinião sobre um produto, serviço ou a experiência que teve com determinada empresa, seja ela virtual ou não. Mas será que as empresas virtuais estão mais sujeitas às críticas na internet do que as físicas?

Tentando fazer uma análise do comportamento do consumidor, podemos presumir que quem tem um perfil em uma ou várias redes sociais e costuma comprar produtos pela internet, possui maiores chances de também reclamar de uma loja virtual nesse meio. A primeira reação de quem não recebe o produto comprado em um e-commerce no prazo ou em condições normais é indicar para os amigos das redes sociais que não comprem naquela loja. O fato é que até mesmo problemas vivenciados pelos clientes em lojas físicas são de conhecimento de várias pessoas que estão na internet. A criação e a adoção do site Reclame Aqui, por exemplo, ilustra essa situação.

Portanto, a pergunta que intitula este texto, ao que parece, é NÃO. Grande parte das pessoas tem uma relação com a internet, um perfil em pelo menos uma rede social ou uma conta de e-mail. Mesmo que não seja um “internauta compulsivo”, o consumidor já percebeu a força que tem a internet. Afinal, na rede de computadores mundial ninguém reclama sozinho. Sempre haverá quem concorde, apoie e também relate a experiência de compra que teve em determinada loja, por exemplo.

Para as empresas de internet, é essencial aprender como usar as redes sociais a seu favor. Conhecer o perfil do consumidor, o que ele gosta, o que não gosta é essencial e a internet pode ajudar nesse processo.

Fonte: Ecommercenews

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